Feridas na infância: experiências traumáticas e suas reverberações na vida adulta
Data: EM BREVE
R$560,00
A criança ao nascer e em seus primeiros meses de vida, vive uma experiência relacional constitutiva, em que não apenas busca satisfação de suas necessidades básicas, como também suas necessidades afetivas e de proteção. Crianças bem vinculadas com seus cuidadores, crescem com mais esperança no mundo, na disponibilidade do humano para se amparar em momentos de crise e angústia.
Experiências adversas na infância são situações potencialmente traumáticas vividas nos primeiros anos de vida, quando a criança tem uma necessidade de contar com o cuidado no atendimento de suas necessidades. Situações adversas são assim consideradas por envolver experiência ou testemunho de ameaças a integridade e a vida, abuso físico, sexual, ausência de cuidados, que podem provocar sentimentos intensos de medo, impotência e insegurança.
A manifestação de sintomas de depressão, ansiedade, rebaixamento da autoestima, comportamentos suicidas e autolesivos, questões relacionais podem ser efeitos da vivência de experiências adversas em um período crítico do desenvolvimento. Compreender estas vivências e suas reverberações ao longo do ciclo de vida pode ampliar a compreensão do terapeuta e incrementar o repertório de intervenções possíveis. Nesta aula vamos introduzir o conceito de experiências adversas na infância e possíveis reverberações no ciclo de vida.